Informações para nunca compartilhar com ferramentas de IA
Foto: Unsplash
Mídia: Unsplash
IAs podem ajudar, mas cuidado
Ferramentas como o ChatGPT são bem úteis em tarefas do dia a dia. No entanto, é essencial saber quais informações você não deve compartilhar com sistemas de inteligência artificial.
Mídia: Unsplash
Base de dados controlada por empresas
Nem sempre os sistemas de segurança podem garantir sigilo total, sem vazamentos. Se as informações forem roubadas, criminosos podem roubar seu dinheiro ou até mesmo fazer empréstimos em seu nome.
Mídia: Marcello Casal JrAgência Brasil
Informações pessoais
Nome completo, data de nascimento, dados dos seus documentos e outras informações pessoais não devem ser compartilhadas. Mesmo números de telefone e endereços de e-mail devem ser evitados.
Mídia: Unsplash
Dados de acesso
Jamais use IAs para armazenar logins e senhas de redes sociais ou qualquer outro site. Você pode utilizar um outro ambiente digital seguro, como um gerenciador de senhas.
Mídia: Unsplash
Dados do trabalho
As informações da empresa em que trabalha devem ser totalmente confidenciais. Dados relacionados à propriedade intelectual também devem ser mantidos em sigilo, com risco de penalidades legais, como multa ou até prisão.
Mídia: Pixabay
Informações bancárias
A maioria dos crimes digitais envolve o uso indevido de dados bancários, números de cartão de crédito e senhas. Por isso, é essencial evitar que elas caiam nas mãos erradas.
Mídia: Unsplash
Pensamentos e emoções
Ainda que chatbots possam atuar como “amigos”, especialistas alertam que compartilhar pensamentos muito pessoais ou relacionados às suas emoções, pode ser imprudente visto que não compreendem sentimentos humanos.
Mídia: Unsplash
Informações médicas
Apenas médicos credenciados podem dar um diagnóstico. Compartilhar informações de saúde com chatbots pode, além de causar hipóteses equivocadas, infringir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).