Atitudes com a geladeira que fazem a conta de luz saltar

Foto: Unsplash
Mídia: Unsplash

A geladeira consome muita energia

Um dos eletrodomésticos que mais gasta energia, combinado com pequenos hábitos, podem estar elevando esse consumo sem que você perceba. Conheça alguns.

Mídia: Pixabay

Guardar alimentos ainda quentes

Assim, o compressor trabalha mais para manter a temperatura interna estável, o que gera um pico de consumo de energia. O ideal é esperar os alimentos esfriarem à temperatura ambiente.

Mídia: Unsplash

Temperatura mal ajustada

A recomendação geral é manter a geladeira entre 3°C e 5°C e o freezer em torno de -18°C. Ajustar o termômetro em épocas de frio, por exemplo, ajuda a conservar sem gastar energia.

Mídia: Unsplash

Abrir a porta muitas vezes

Abrir e fechar a porta da geladeira com frequência, ou deixá-la aberta por muito tempo, faz com que o ar frio escape e o compressor precise trabalhar mais para resfriar novamente.

Mídia: Unsplash

Geladeira lotada ou vazia

Geladeiras abarrotadas impedem a circulação de ar frio, levando o sistema a trabalhar com mais esforço. Por outro lado, uma geladeira quase vazia não consegue manter a temperatura, fazendo o aparelho funcionar por mais tempo. 

Mídia: Unsplash

Bloquear as saídas de ar

Muitas vezes, bloquear saídas de ar com potes ou sacolas, por exemplo, podem danificar a refrigeração.

Mídia: Unsplash

Localização errada

Se a geladeira estiver muito próxima do fogão, exposta ao sol ou encostada na parede, isso compromete a troca de calor do aparelho.

Mídia: Unsplash

Falta de limpeza

A parte de trás da geladeira, onde fica o condensador, acumula poeira e sujeira ao longo do tempo. Isso impede a dissipação de calor e faz o aparelho gastar mais energia.

Mídia: Unsplash

Vedação danificada

A borracha de vedação (gaxeta) da porta da geladeira é essencial para manter o ar frio dentro. Se estiver ressecada, rasgada ou mal encaixada ela vai trabalhar mais.

Leia mais

Produção

Camila Lutfi