É a emoção que pode surgir como resposta aos estímulos do dia a dia ou fazer parte dos traços de personalidade. Ela envolve alterações no corpo e na mente.
Mídia: Unsplash
Sintomas comuns
A ansiedade pode causar respiração curta, coração acelerado, tremores, dificuldade para relaxar, tensão muscular, insônia, pensamentos acelerados, medo e preocupações excessivas e sensação de urgência.
Mídia: Freepik
Estresse
Está relacionado ao desgaste físico e emocional causado por estímulos percebidos como negativos, exigindo uma adaptação e podendo levar ao esgotamento.
Mídia: Freepik
Adaptação
O estresse envolve a resposta do corpo e da mente em relação às mudanças, exigindo reorganização para voltar ao equilíbrio. Pode gerar desgaste significativo.
Mídia: Freepik
Como diferenciar, afinal?
A ansiedade é uma emoção que pode ser pontual ou parte da personalidade, enquanto o estresse é uma resposta a estímulos negativos que exigem adaptação. Embora parecidos, ambos têm origens e manifestações distintas.
Mídia: Freepik
Equilíbrio emocional
Reconhecer os sinais é o primeiro passo. Buscar apoio profissional pode auxiliar no desenvolvimento de estratégias para lidar com essas emoções e promover o bem-estar.