A boa notícia? A maioria dos exercícios pode ser feita em casa. E não precisa exagerar: três séries de 15 a 20 repetições com boa contração muscular já trazem ótimos resultados.
Mídia: Freepik
Abdominal mobilizador (superman)
Deite-se de barriga para baixo, com pernas esticadas e braços estendidos à frente. Eleve tronco e pernas e contraia costas e glúteos. Mantenha a cabeça entre os braços e olhe para baixo. Retorne à posição inicial e repita.
Mídia: Freepik
Abdominal rotador (bicicleta)
Deite de barriga para cima, mãos na nuca, tronco levemente erguido e abdômen contraído. Eleve as pernas e deixe-as estendidas. Traga o joelho direito ao peito enquanto gira o tronco e aproxima o cotovelo esquerdo. Alterne os lados como se estivesse pedalando.
Mídia: Freepik
Abdominal estabilizador (perdigueiro)
Fique em quatro apoios, com mãos e joelhos no chão. Estenda a perna esquerda e o braço direito até alinhar com o tronco. Volte à posição inicial e repita do outro lado. Contraia abdômen e glúteos.
Mídia: Freepik
Facilite o processo
Os abdominais tradicionais, como prancha e bicicleta, também são altamente eficazes e facilitam a execução correta do movimento, com boa amplitude e fortalecimento do core.